terça-feira, 11 de novembro de 2008
Vídeos interessantes
http://www.youtube.com/watch?v=uk2sPl_Z7ZU
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Aula passeio com às 6ª séries
A partir destes relatórios são verificados pelos professores os conteúdos que virão atender a necessidade e curiosidade dos alunos.
VISITA A CHARQUEADAS



Relatório
(charqueada São João)
O passeio a charqueada São João foi uma experiência muito boa. Nós nos divertimos muito. A casa é linda, os moveis são legais, o cofre uma das coisas que eu mais gostei, as estatuas, as fotos, as armas, os esconderijos, as armadilhas, os garfos, as partes da casa, a recepção da dona Eva que foi muito boa, o tronco. Mas só de saber que lá foi feita uma parte da novela "a casa das 7 mulheres" comprei uma foto delas todas mas faltou uma coisa: não mostraram a gruta que devia de ser o mais legal.
É e no ônibus foi bem legal.
Nome: Cristian Luis Ilhas Machado Junior
T: 62
VISITA A CHARQUEADAS

VISITA A CHARQUEADAS

A Charqueada de São João
A charqueada foi muito legal porque nós vimos, várias coisas, objetos muito diferentes e antigos como eu nunca vi.
Eu vi várias fotos da familia que morava naquela mansão incrivel, porque tinha varias ferramentas muito antigas.
Eu vi maquinas de escrever, moedas antigas e uma estatua de um leão e significava coragem.
Os objetos birlhavam de tam lindos, uns santos e etc...
E lá no jardimtinha várias arvores bonitas, mas tinha uma árvore que me surpreendeu, lá tinha 500 anos de vida não é incrivel, tinha um grande rio, tinha uma gruta que a familia que morava lá rezava. O quintal era grande e é ele que ficava as moças e as mulheres que faziam a casa das sete mulheres, elas ficavam horas e horas lá no quintal quando os homens iam para a guerra foi muito legal conhecer a charqueada de São João, eu espero ir lá de novo.
Talissa Santos dos Santos
VISITA A CHARQUEADAS

O passeio da Charqueada
O passeio para a charqueada não foi tão bom porque a Aline ficava vomitando toda hora quando nos estávamos indo. Nós vimos também o novo lixão que estão fazendo até a ponte velha que ia para Pelotas agora fizeram a ponte nova que nós passamos por cima só que do outro lado da ponte nova tinha uma paisagem muito linda que a maioria das pessoas que levaram o celular tiraram foto e ficou muito bonita as fotos.
Quando nós chegamos lá tinha uma campainha na árvore e também o portão era tipo uma roleta de ônibus só que de tronco.
Depois quando nós entramos lá dentro nós vimos chaleira de ferro, ferro de passar roupa, ancora, baú de couro dos bixos e um panelão para fazer comida dos escravos, também tinha uma mulher chamada de Ana não sei do que. Também tinha lá uma arvore que dava umas frutas estranhas e também timha uma concha diziam que era tradição deles. Na volta de lá pra cá quase todo mundo vomitou até eu vomitei de lá pra cá.
Nome: Márcio R. Borges Filho T: 62 data 16/06/08
VISITA A CHARQUEADAS

Relatório
Eu vou citar o nome de uma pessoa que o apelido era gasolina e essa pessoa foi conhecida com o nome Rei do futebol por ter ganho a copa do mundo, não podia ter o nome de Pelé, o verdadeiro nome dele era Edson Arantes do Nascimentos e essa pessoa foi a Charqueadas quando tinha de dizeseis anos.
Eu gostei de saber do cofre que presisava de três chaves e se tentasse abrir ele espludia porque umas esferas continham polvora. Um dia uma pesssoa não vil a chave lá dentro e fechou a porta e não tinha mais como abrir.
Quando a Ana Maria Braga teve ã ela achou que o urinol era uma sopera. E sabias que foi na Charqueadas São João que foi gravada a mini serie casa das sete mulheres. O Cristian comprou uma foto das sete mulheres com ajuda do seu Saul, 60% da foto e do Cristian 40% é do seu Saul, porque o Cristian pagou três reais e o seu Saul pagou dois reais. A foto custava 5 reais.
Bhrendal S. P.
VISITA A CHARQUEADAS


O passeio foi terça-feira dia 10 de manhã 8:00 as 12:00.
O passeio foi na Charqueada de São João em Pelotas.
A cidade é muito bonita, as histórias também lá na Charqueadas é um castelão bem grande e a dona Erica mostrou a onde ficava um patio, mostrou a sala e a mesa onde faziam as refeições.
As fotos da casa das sete mulheres, assinei o caderno com os nomes.
Eu vi uma bela paisagem na rua com água, flores, capim verde e ponte.
(Professora eu não escrevi muito porque passei mal no passeio)
Aline Vaz
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Turma 3ª ano C/profª Alessandra
Em breve estaremos com um blog da turma 3ª ano C para compartilhar com todos o nosso projeto.
Descobrindo sobre o dia e a noite
A turma da profª Michele (2º ano E) queria saber mais sobre o dia e a noite, então convidaram a profª Denise de geografia para falr um pouquinho mais sobre esse assunto, a aula foi muito legal!!!
Ai estão algumas fotos dessa aula.
Aguardem mais sobre essa turma no blog que já já vai ser criado para divulgar seus projetos de aprendizagem.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
O Cheganças está chegando e nós vamos nos achegando!!!
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Professores aprendendo a blogar!!!

No dia 18/09/08 aconteceu uma oficina de blogs para os professores do turno da tarde em nossa escola. A atividade foi ministrada por José Antonio Klaes Roig, a convite da professora Andreia Alves Pires , onde foram abordados alguns temas como: o que é o blog, como se usa o blog e como o uso de blogs pode auxiliar na produção textual e na escrita criativa, falamos também sobre o que é um RPG, e como esse jogo pode ser utilizado na educação.
O encontro foi muito bom e acredito que tenha motivado bastante o grupo de professores da tarde.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
O aniversário do CAIC
Criado em 20 de maio de 1994, o Caic sedia a EMEF Cidade do Rio Grande e atende crianças e adolescentes na área de educação, saúde e cidadania, com vários projetos de capacitação, educação ou economia solidária, integrando também as famílias do entorno do Campus Carreiros da FURG.
O 14º aniversário do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Caic/FURG, foi comemorado com muita alegria pelos 800 alunos, junto aos professores, pais e irmãos. Todos desfrutaram de uma festa que teve bolo com 14 metros, feito pelas cozinheiras do Caic e voluntários.
A festa desta terça-feira foi no ginásio de esportes do centro, precedida por uma gincana. Ambas as atividades fizeram parte de uma programação que vai durar até o fim do mês de aniversário. Já foram realizados torneio de futebol e discoteca para alunos de 4ª a 8ª séries e, no dia 31, haverá bingo comunitário.
Gicelda Lisboa, cozinheira do Caic, era uma das mais felizes. Junto a uma colega, ela fez as 105 formas de bolo. Para montar e decorar tiveram ajuda de mais quatro voluntárias, incluindo familiares. Apesar do esforço de cinco dias preparando o bolo, achou o resultado “maravilhoso”.
Estatísticas do bolo:
O BOLO DO CAIC:105 formas de bolo, 70 kg de farinha de trigo, 80 kg de açúcar, 180 ovos, 40 kg de doce de leite, 25 litros de calda
E não era só o CAIC que estava em festa: Malone Rodrigues Silva, aluno da turma 81 e Márcia, mãe e presidente do CPM da EMEF Cidade do Rio Grande também estavam aniversariando neste dia. Malone que nasceu juntinho com o Caic Diz sorridente: “ganho festa todo ano”.
E neste ano a festa para os dois foi completa, pois faziam parte da equipe Lobo Guará vencedora da gincana do CAIC, entre as tarefas da gincana, estava a confecção de bolos com materiais recicláveis, os quais foram expostos junto ao bolo de verdade, de 14 metros, que foi saboreado por alunos, pais, irmãos, professores e visitantes.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Aniversário da Escola
No dia 16 de maio de 2008, abrindo as comemorações do aniversário da EMEF Cidade do Rio Grande - CAIC - FURG, aconteceu no teatro da escola uma festa promovida pelas 8ª séries (Bonde das 8ª).
A festa foi um sucesso, onde alunos, professores e mães divertiram-se muito ao som dos DJs Anderson e Lucas.
sexta-feira, 9 de maio de 2008
O dia das mães na escola!!!
Foram oferecidas duas oficinas:
"Aula no laboratório de informática" ministrada pelas professoras: Ana Laura, Denise, Mírim e bolsista Cleidir, onde tiveram a oportunidadede navegar neste blog e ver os trabalhos produzidos por seus filhos, o que lhes deixou muito emocionadas e orgulhosas.
"Oficina de reciclagem de alimentos" ministrada pelas professoras: Carla Tavares, Denise e Millene, onde as mães receberam informações de nutrição, economia, redução, reutilização e reciclagem. Durante a oficina produziu-se um ambiente muito gostoso de interação com troca de receitas, confecção de uma receita e degustação.
Chega a hora do lanche e das homenagens:
As mães foram recepcionadas com um delicioso chocolate quente acompanhado por receitas confeccionadas pelas professoras da oficina de reciclagem de alimentos, momento em que foram homenageadas com música ao vivo (Profª Débora) e com poesias recitadas por alunos aos cuidados da Profª Rita.
Nossa manhã estava muito agradável e nossas mães puderam desfrutar um pouquinho de como é o dia-a-dia de seus filhos na escola, visto que as oficinas foram uma reprodução fiel das aulas ministradas pelas professoras.
As crianças e a cidade
No dia 07 de maio saímos com um grupo de crianças, com idades entre 4 e 5 anos, que freqüentam a pré-escola no CAIC. Tivemos a idéia de mandarmos uma carta para as mães. E para que a idéia ficasse melhor, resolvemos levar as cartas para o correio, para que o carteiro entregasse as cartas para as mães. Além do significado das cartas, o passeio representou um momento bastante significativo para nós professoras e também para as crianças. Andar pelas ruas da cidade, pelo semáforo de pedestres, pela faixa de segurança, passar pelos adultos nas filas do correio reforçaram as diferenças entre adultos e crianças, e nos faz perceber o quanto as cidades não são pensadas para as crianças. Passear com as crianças pelas ruas da cidade foi prazeroso, pois elas se encantam com o movimento das pessoas, dos carros, das pombas,... Na fila do correio uma mulher ao nos olhar falou: - Que bom que ainda tem gente que tem coragem de sair com as crianças, por que elas vivem presas, ninguém mais tem tempo para elas!!!! Nesse sentido, pensamos nos espaços e nos significados da escola na vida das crianças e nas vivências da infância, e esperamos continuar sendo um espaço em que as crianças possam compartilhar com os adultos muitos saberes e descobertas!
Profª Débora e Profª Daniela.