Fisl reúne professores em encontro sobre TIC's na Educação da América Latina
Não
é novidade que o Brasil precisa avançar muito quando o assunto é
educação. E se formos pensar no uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) ainda nesta área, o tema requer maior atenção. E foi
justamente para discutir um pouco sobre esta questão, que o Fórum
Internacional de Software Livre (fisl13) promoveu na tarde desta
quarta-feira (25) uma palestra sob o tema “Uso das TICs na Educação
Latino Americana”, com o doutorando em políticas públicas e formação
humana, Leonardo Zenha.
A ideia do encontro foi estimular a troca de conhecimento e
identificar um diagnóstico inicial sobre a implementação de sistemas
operacionais e a filosofia de compartilhamento nos programas e projetos
educacionais, envolvendo as tecnologias na América Latina. No início da
apresentação, Zenha falou um poco sobre políticas públicas e seu impacto
no campo social. “Vivemos em um mundo capitalista. As políticas
públicas existem, pois, infelizmente, há grandes desigualdades na
sociedade”, disse.
Uma das variáveis exploradas na palestra foi o Programa Nacional de
Tecnologia Educacional (ProInfo). O educador salientou alguns dos
benefícios do programa, que tem como objetivo a promoção do uso
pedagógico da informática na rede pública de nível básico. Embora
ProInfo leve às escolas computadores, ferramentas digitais e, até mesmo,
conteúdos educacionais, o que é pouco discutido é o fato de não haver
uma estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os
docentes. De acordo com uma das professoras presentes na palestra, a
própria graduação deveria iniciar este trabalho. Afinal, como os cursos
de pedagogia estão formando os educadores? Há poucas disciplinas no
curso que abordam a informática.
Após a apresentação, o palestrante abriu espaço para discussões, onde
uma das questões levantadas pelos presentes foi necessidade de colocar
os professores lado a lado com a esta necessidade. De acordo com algumas
pessoas que estavam no evento, é preciso familiarizar os educadores com
os softwares, possibilitando o uso de ferramentas em sala de aula. Uma
das participantes apontou que existe pouca interferência do governo para
esta iniciativa. “É preciso aplicar uma estratégia efetiva para obter
bons resultados”, disse.
A palestra foi finalizada sob o enfoque: onde há avanço, está
presente a tecnologia. De um modo geral, alguns professores ainda se
sentem intimidados em deixar o quadro negro e o giz de lado para aderir
às novas ferramentas de Era Digital. E a proposta de criação de
políticas públicas para mudar este cenário é uma questão coletiva.
escrito por Lucas de Oliveira
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