sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quem tem informação é quem vai fazer a diferença, diz membro da Red Hat




Vivemos a economia da informação. Neste sentido, os palestrantes e membros da Red Hat Maurício Leal e Samuel Masini abordaram nesta quinta-feira, durante o fisl13, as mudanças pelas quais passou a economia mundial ao longo da história. Para Leal, “hoje quem tem a informação é quem vai fazer a diferença. Hoje você tem fotos de satélite que conseguem determinar a área em que se consegue plantar. Consegue saber exatamente a quantidade de água necessária, que tipo de semente usar”.

Durante a palestra “mudanças de paradigma trazidas do open source: ontem, hoje a amanhã”, Leal afirmou que antigamente a economia girava em torno da agricultura. Contudo, por volta de 1750, começou a Revolução Industrial na Europa. A partir deste momento, as pessoas que tinham terra não eram necessariamente as mesmas que faziam grande parte do dinheiro. O valor de negócio migrou para áreas ligadas à produção industrial.

Atualmente, “as grandes empresas são as que lidam com um grau muito grande de informação. O que o Google faz? É uma empresa de internet? Mas ele tem um óculos (em alusão ao Project Glass da empresa). Está extremamente mais difícil definir o que essas empresas fazem”, assinalou, acrescentando que “a informação com que essas empresas lidam é a nova moeda”, e citou, além do Google, o Facebook e a Amazon como companhias que lidam com um grande volume de informação.

Escrito por Pedro Faustin

Nenhum comentário: